powered by social2s

🌐 A Reforma Tributária está redefinindo o mapa das empresas no Brasil! Segundo pesquisa da Deloitte, mais da metade das empresas que viram seus custos tributários aumentarem estão reconsiderando sua localização. Com o fim dos incentivos fiscais, exceto para a Zona Franca de Manaus, as estratégias logísticas agora focam na proximidade do mercado consumidor, não mais nos benefícios regionais.

A advogada tributarista Kelzer Schneider destaca: "Empresas já estão buscando novos armazéns no Sul e Sudeste desde dezembro de 2023". Setores como agronegócio e farmacêutico enfrentam mudanças cruciais na logística para adaptar-se ao novo modelo tributário. A consultoria prevê que São Paulo se beneficie como um hub estratégico devido ao seu mercado consumidor robusto.

A reforma, cuja transição começa em 2026, também impactará pequenas empresas, aumentando o desafio de se manterem competitivas. Exemplos internacionais, como a Índia, mostram que a adaptação pode ser especialmente difícil para pequenos negócios.

 

Este texto pode ser encontrado através do seguinte link de acesso: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/reforma-tributaria-impoe-as-empresas-revisao-da-logistica-e-posicao-geografica